
PROJETOS
Desenvolvemos um Programa de Inclusão Social Produtiva para mulheres em situação de pobreza extrema e um Programa de Formação para o Mercado de Trabalho de jovens que estudam ou estudaram em escolas públicas e que vivem em situação de vulnerabilidade social. Nossa atuação direta é focada em comunidades de baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) e altos índices de violência na cidade do Rio de Janeiro.
Além da execução direta nos territórios, realizamos o Programa (Re)conquista para multiplicar o impacto da nossa atuação em inclusão produtiva em outras regiões do país, capacitando outras organizações sociais na nossa Metodologia das 3 Fases.
PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL PRODUTIVA
Metodologia das 3 fases
O Programa de Inclusão Social Produtiva do Banco da Providência foi desenvolvido para contribuir com a redução da desigualdade social por meio do desenvolvimento humano e capacitação para geração de trabalho e renda.
A estratégia Do Programa é oferecer uma formação diferenciada em 3 fases que desenvolve habilidades socioemocionais, cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho; educação profissional por meio da capacitação em cursos distribuídos por segmentos como beleza, gastronomia e costura criativa e uma formação empreendedora. Nossa metodologia, reconhecida e certificada pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, tem apresentado excelentes resultados na geração de trabalho e renda, o que vem contribuindo de forma significativa para a redução da desigualdade social e inclusão no mercado de trabalho das pessoas apoiadas. Com o aumento do desemprego e da oferta de vagas de trabalho formal, o empreendedorismo tem se tornado cada vez mais a única alternativa disponível para uma parcela crescente da população e enxergamos nas mulheres um potencial incrível e uma solução de investimento social. Estudos mostram que parte da renda de uma mulher é investida na educação dos filhos, no bem-estar da família e no auxílio à comunidade onde vivem, gerando um ciclo positivo de prosperidade local.
FASE 1
Desenvolvimento humano
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:
-
Capacidade de expressão e comunicação;
-
Autoestima, autoconfiança, atitude positiva diante da vida;
-
Capacidade de acessar direitos humanos e sociais (integração em políticas públicas);
-
Confiança na capacidade profissional;
-
Protagonismo para acessar novas oportunidades.

Agência de Famílias
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Agências instaladas em comunidades onde realizamos a Fase 1 do Programa com o objetivo de desenvolver habilidades e competências socioemocionais por meio de atividades e dinâmicas em grupo.
Público atendido:
Famílias com renda familiar per capita abaixo do indicador de pobreza extrema e que tenha, pelo menos, uma mulher adulta em idade de se capacitar para o trabalho. Temos um histórico acumulado de 60% das famílias capacitadas terem aumentado à renda e transformado suas vidas.
FASE 2
Capacitação profissional
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS:
-
Habilidades técnicas e específicas da profissão
-
Habilidades básicas para a participação e cidadania
-
Habilidades empreendedoras

Agência de Capacitação
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE MULHERES
Os cursos profissionalizantes são realizadas no nosso Centro de Capacitação em Realengo e atualmente são oferecidos cursos nas áreas de gastronomia, beleza e costura criativa. Nesta Fase, também oferecemos uma Formação Empreendedora em que as participantes aprendem a elaborar um plano de negócio, a fazer a gestão financeira, a criar estratégias de vendas e a experimentar na prática a rotina de uma empreendedora. Com base no plano de negócios apresentado, selecionamos algumas empreendedoras para receber um investimento do Banco da Providência para iniciar seu negócio.
FASE 3
Geração de renda
DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS:
-
Acompanhamento dos negócios selecionados
-
Apoio no desenvolvimento de estratégias comerciais
-
Apoio na execução do plano de ação
.jpeg)
Agência de Empreendedorismo
DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDEDORES
Mentoria às empreendedoras selecionadas para incentivo à prática do comportamento empreendedor, estratégias de diferenciação de produtos/serviço, educação financeira - encontros mensais com consultores do Sebrae por 06 meses. Nesta Fase, oferecemos também Oficinas de Formação Complementar para acompanhar quem está gerando renda via trabalho informal.
Programa de formação de jovens para o mercado de trabalho

Agência Jovem
FORMAÇÃO DE JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO
Oferece formação para a entrada do jovem no mercado de trabalho com foco no desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.
Quem pode se inscrever?
Jovens, com idades entre 18 e 24 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas.
Programa (Re)Conquista
