top of page

PROJETOS

Desenvolvemos um Programa de Inclusão Social Produtiva para mulheres em situação de pobreza extrema e um Programa de Formação para o Mercado de Trabalho de jovens que estudam ou estudaram em escolas públicas e que vivem em situação de vulnerabilidade social. Nossa atuação direta é focada em comunidades de baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) e altos índices de violência na cidade do Rio de Janeiro.

Além da execução direta nos territórios, realizamos o Programa (Re)conquista para multiplicar o impacto da nossa atuação em inclusão produtiva em outras regiões do país, capacitando outras organizações sociais na nossa Metodologia das 3 Fases.

PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL PRODUTIVA
Metodologia das 3 fases

O Programa de Inclusão Social Produtiva do Banco da Providência foi desenvolvido para contribuir com a redução da desigualdade social por meio do desenvolvimento humano e capacitação para geração de trabalho e renda. 

 

A estratégia Do Programa é oferecer uma formação diferenciada em 3 fases que desenvolve habilidades socioemocionais, cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho; educação profissional por meio da capacitação em cursos distribuídos por segmentos como beleza, gastronomia e costura criativa e uma formação empreendedora. Nossa metodologia, reconhecida e certificada pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, tem apresentado excelentes resultados na geração de trabalho e renda, o que vem contribuindo de forma significativa para a redução da desigualdade social e inclusão no mercado de trabalho das pessoas apoiadas. Com o aumento do desemprego e da oferta de vagas de trabalho formal, o empreendedorismo tem se tornado cada vez mais a única alternativa disponível para uma parcela crescente da população e enxergamos nas mulheres um potencial incrível e uma solução de investimento social. Estudos mostram que parte da renda de uma mulher é investida na educação dos filhos, no bem-estar da família e no auxílio à comunidade onde vivem, gerando um ciclo positivo de prosperidade local.

FASE 1

Desenvolvimento humano

FASE 2

Capacitação
profissional

FASE 3

Geração de
renda

FASE 1

Desenvolvimento humano

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:

  • Capacidade de expressão e comunicação;

  • Autoestima, autoconfiança, atitude positiva diante da vida; 

  • Capacidade de acessar direitos humanos e sociais (integração em políticas públicas);

  • Confiança na capacidade profissional;

  • Protagonismo para acessar novas oportunidades.

foto4 aulas Fase 1 AF Penha.JPG

Agência de Famílias

DESENVOLVIMENTO HUMANO

Agências instaladas em comunidades onde realizamos a Fase 1 do Programa com o objetivo de desenvolver habilidades e competências socioemocionais por meio de atividades e dinâmicas em grupo.
 

Público atendido:
Famílias com renda familiar per capita abaixo do indicador de pobreza extrema e que tenha, pelo menos, uma mulher adulta em idade de se capacitar para o trabalho. Temos um histórico acumulado de 60% das famílias capacitadas terem aumentado à renda e transformado suas vidas.

FASE 1
prograade inclusao

FASE 2

Capacitação profissional

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS:

  • Habilidades técnicas e específicas da profissão

  • Habilidades básicas para a participação e cidadania

  • Habilidades empreendedoras

foto curso cabeleireira - Fase 2 Capacitação.jpg

Agência de Capacitação

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE MULHERES

Os cursos profissionalizantes são realizadas no nosso Centro de Capacitação em Realengo e atualmente são oferecidos cursos nas áreas de gastronomia, beleza e costura criativa. Nesta Fase, também oferecemos uma Formação Empreendedora em que as participantes aprendem a elaborar um plano de negócio, a fazer a gestão financeira, a criar estratégias de vendas e a experimentar na prática a rotina de uma empreendedora. Com base no plano de negócios apresentado, selecionamos algumas empreendedoras para receber um investimento do Banco da Providência para iniciar seu negócio. 

FASE 2

FASE 3

Geração de renda

DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS:

  • Acompanhamento dos negócios selecionados

  • Apoio no desenvolvimento de estratégias comerciais

  • Apoio na execução do plano de ação

WhatsApp Image 2022-04-28 at 16.15.51 (4).jpeg

Agência de Empreendedorismo

DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDEDORES

Mentoria às empreendedoras selecionadas para incentivo à prática do comportamento empreendedor, estratégias de diferenciação de produtos/serviço, educação financeira - encontros mensais com consultores do Sebrae por 06 meses. Nesta Fase, oferecemos também Oficinas de Formação Complementar para acompanhar quem está gerando renda via trabalho informal. 

FASE 3

Programa de formação de jovens para o mercado de trabalho

jovem.jpg

Agência Jovem

FORMAÇÃO DE JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Oferece formação para a entrada do jovem no mercado de trabalho com foco no desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.
 
Quem pode se inscrever?
Jovens, com idades entre 18 e 24 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas.

programa de formacao

Programa (Re)Conquista

WhatsApp Image 2023-05-19 at 12.23.00.jpeg

O (Re)conquista foi idealizado em 2020 pelo Banco da Providência, Stone e Instituto Phi com o principal objetivo de promover a inclusão social e produtiva via empreendedorismo, promovendo o acesso às oportunidades de geração de renda por todo o país.

Capacitamos outras organizações sociais, que já atuem e/ou visem atuar com inclusão produtiva, na nossa Metodologia das 3 Fases para formação de microempreendedores em seus territórios de atuação. Cada ONG participante recebe subsídio financeiro para implementação e cada empreendedor formado e selecionado recebe um capital semente para iniciar seu negócio.

O (Re)conquista foi concebido para gerar impacto através de três vias de valor que consideramos essenciais para um alto retorno social: Amplitude (alcance nacional); Profundidade (avaliação de impacto e monitoramento de dados) e Perenidade (Acompanhamento e orientação pós formação).

reconquista
WhatsApp Image 2022-06-29 at 12.18.17.jpeg

O Programa do Banco Providência transformou de tal forma a minha vida, eu senti mais ânimo, senti mais força, mais vontade de viver, vontade de voltar ao mercado de trabalho, de ter meu próprio negócio. Cada ida ao curso era um dia de vontade de crescer, de mudar de vida. Eu aprendi a fazer bolos, tortas, pães e salgados e todo dia eu ponho em prática. Montei meu delivery em casa e inaugurei uma lojinha. A minha renda aumentou e quero aumentar mais ainda.’’
 
Cristiane Frazão
Empreendedora formada em 2021 no Programa de Inclusão Social Produtiva

bottom of page