PROJETOS
Desenvolvemos um Programa de Inclusão Social Produtiva para mulheres em situação de pobreza extrema e um Programa de Formação para o Mercado de Trabalho de jovens que estudam ou estudaram em escolas públicas e que vivem em situação de vulnerabilidade social. Nossa atuação direta é focada em comunidades de baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) e altos índices de violência na cidade do Rio de Janeiro.
Além da execução direta nos territórios, realizamos o Programa (Re)conquista para multiplicar o impacto da nossa atuação em inclusão produtiva em outras regiões do país, capacitando outras organizações sociais na nossa Metodologia das 3 Fases.
PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL PRODUTIVA
Metodologia das 3 fases
O Programa de Inclusão Social Produtiva do Banco da Providência foi desenvolvido para contribuir com o combate à pobreza extrema na cidade do Rio de Janeiro.
A estratégia do Programa é oferecer uma formação diferenciada em 3 fases que desenvolve habilidades socioemocionais e educação profissional e empreendedora de jovens e mulheres para trabalho e geração de renda.
Nossa metodologia, reconhecida e certificada pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, tem apresentado excelentes resultados, o que vem contribuindo de forma significativa para a redução da desigualdade social e inclusão no mercado de trabalho das pessoas atendidas.
Nossa atuação direta com jovens e mulheres é focada em comunidades de baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) e altos índices de violência na cidade do Rio de Janeiro.
Além da execução direta nos territórios, realizamos o (Re)conquista para multiplicar o impacto da nossa atuação em inclusão produtiva em outras regiões do país, capacitando outras organizações sociais na nossa Metodologia das 3 Fases.
FASE 1
Desenvolvimento humano
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:
-
Capacidade de expressão e comunicação;
-
Autoestima, autoconfiança, atitude positiva diante da vida;
-
Capacidade de acessar direitos humanos e sociais (integração em políticas públicas);
-
Confiança na capacidade profissional;
-
Protagonismo para acessar novas oportunidades.
Agência de Famílias
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Agências instaladas em comunidades onde realizamos a Fase 1 do Programa com o objetivo de desenvolver habilidades e competências socioemocionais por meio de atividades e dinâmicas em grupo.
Público atendido:
Famílias com renda familiar per capita abaixo do indicador de pobreza extrema e que tenha, pelo menos, uma mulher adulta em idade de se capacitar para o trabalho. Temos um histórico acumulado de 60% das famílias capacitadas terem aumentado à renda e transformado suas vidas.
FASE 2
Capacitação profissional
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS:
-
Habilidades técnicas e específicas da profissão
-
Habilidades básicas para a participação e cidadania
-
Habilidades empreendedoras
Agência de Capacitação
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE MULHERES
Os cursos profissionalizantes são realizadas no nosso Centro de Capacitação em Realengo e atualmente são oferecidos cursos nas áreas de gastronomia, beleza e costura criativa. Nesta Fase, também oferecemos uma Formação Empreendedora em que as participantes aprendem a elaborar um plano de negócio, a fazer a gestão financeira, a criar estratégias de vendas e a experimentar na prática a rotina de uma empreendedora. Com base no plano de negócios apresentado, selecionamos algumas empreendedoras para receber um investimento do Banco da Providência para iniciar seu negócio.
FASE 3
Geração de renda
DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS:
-
Acompanhamento dos negócios selecionados
-
Apoio no desenvolvimento de estratégias comerciais
-
Apoio na execução do plano de ação